sexta-feira, 3 de setembro de 2010




ENTREVISTA

Entrevistamos uma recém formada no curso de Ciências Contábeis da UFSC. Confira!


Por que você escolheu contábeis?

R: Escolhi o curso de ciências contábeis pelas opções de mercado de trabalho, desde escritórios de contabilidade a concursos públicos.


Você estudou muito para o vestibular? Como você estudava?

R: Estudei. Fiz terceirão, e dois semi-vestibulares, ia para o cursinho de manhã ou a tarde, e depois nos tempos livres, revia a matéria que o professor tinha dado em sala de aula e fazia os exercícios da apostila, li todos os livros solicitados no vestibular, assisti a peça de teatro sobre os livros e li o livro de atualidades.


O que você achou da faculdade?

R: Gostei da faculdade, não é só números como todo mundo imagina. Faculdade é bem diferente de colégio, é outro ritmo. Você tem que ir atrás das informações, são mais trabalhos, porém achei mais fácil que o colégio, pelo fato de você estar fazendo uma coisa que você gosta, no colégio você tem que assistir muitas matérias que não te agradam.


Como é o mercado de trabalho?

R: O mercado de trabalho é muito bom, contador desempregado é difícil de achar, tem bastante campo, fiscal, pessoal, contábil, auditor. O problema é que o profissional ainda não é muito valorizado. Nas vagas para a carreira publica a remuneração é maior, mas nas empresas privadas, na maioria não são muito boas.


O que é mais difícil no curso de ciências contábeis?

R: O mais difícil no curso são as primeiras fases que você já tem que fazer os lançamentos contábeis mas não tem muito conhecimento teórico do que é a contabilidade, mas o meu currículo na UFSC era o antigo, acho que isso já melhorou.


Qual dica você da para os vestibulandos?

R: Escolher o curso que mais você se identifique e que tenha um bom mercado de trabalho, porque é isso que vai contar e muito no futuro.

Estudar com base nas questões de vestibulares anteriores e de outros lugares, ler todos e livros e todas as noticias atuais. Manter a calma na hora do vestibular porque é muito importante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário